Sobre Nós

HISTÓRIA

Torrance Center Portugal

Como professora de Matemática interessei-me desde muito cedo sobre o que motiva os alunos para a aprendizagem, para lá da boa vontade dos professores. Os meus primeiros alunos não gostavam, decididamente, da matéria que eu pretendia que aprendessem, mas fui-me apercebendo que a boa relação que tinha com eles os ia ajudando a progredir.

Dediquei-me então a estudar a “gestão emocional” e tornei-me, inclusivamente, formadora durante 10 anos. Mas apercebi-me que os meus formandos, satisfeitos e interessados, acabavam por não aplicar depois, na prática, os novos conhecimentos. Não tinham mudado as suas estruturas de pensamento. Não tinham desenvolvido a capacidade de pensar de forma diferente, para serem capazes de fazer diferente.

Um doutoramento, seguido de pós doutoramento, entre a Universidade do Minho e a Universidade da Geórgia (EUA), trouxe muitas respostas às minhas perguntas. E quase todas passaram pelo trabalho desenvolvido pelo Professor Paul Torrance, que ali conheci e fui convidada a representar, em Portugal, em 2001.  Regressada dos Estados Unidos e de volta à escola, comecei a partilhar com outros professores as minhas aprendizagens e foi assim, em resposta ao convite e dos excelentes resultados desta troca de experiências, que nasceu o Torrance Center Portugal.

Sobre Nós
INSPIRAÇÃO: O PROFESSOR ELIAS PAUL TORRANCE (1915 – 2003)
Sobre Nós

Ellis  Paul Torrance foi um psicólogo e investigador norte americano, considerado o “Pai da Criatividade”. Durante 50 anos direcionou grande parte do seu trabalho para melhorar o reconhecimento, a aceitação e o desenvolvimento da criatividade, em particular nos domínios da educação e do trabalho.

Desenvolveu o TTCT-Torrance Test of Creative Thinking, a bateria de testes para identificação do potencial criativo mais conhecida e amplamente utilizada, mundialmente. Criou também modelos de intervenção, tais como, o Future Problem Solving Program e o Incubation Model of Teaching.

Ao longo da sua carreira escreveu dezenas de livros e publicou mais de 2.000 artigos sobre a criatividade. É o fundador do Torrance Center for Creativity and Talent Development, que representamos em Portugal.

O NOSSO IMPACTO

Criatividade e Inovação
0%
Pensamento Crítico e Tomada de Decisão
0%
Comunicação
0%
Colaboração
0%
Conhecimento e pensamento futurista
0%
ENTIDADES COM QUEM JÁ TRABALHÁMOS