O que é
A partir de aprendizagens desencadeadas no âmbito de projetos de integração curricular em contexto STEAM – Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes & Matemática, os alunos iniciam uma aventura criativa de procura de ideias e soluções originais.
Os Desafios de Ideias Criativas em Ação vão proporcionar, através de trabalho colaborativo, uma experiência estimulante na criação de produtos que solicitem e desenvolvam Aprendizagens Essenciais e áreas de competência do Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória.
Deseja-se que os produtos mobilizem diferentes manifestações artísticas, técnicas e científicas (pintura, desenho, escultura, fotografia, assemblage, colagem, fotografia, instalação, prototipagem, entre outros).
A apresentação/divulgação dos produtos finais, com a demonstração das várias etapas do processo de realização do projeto, apelam à utilização de tecnologias de produção multimédia, tais com apresentações interativas, videogramas e podcasts.
Os participantes, consoante o seu escalão, serão confrontados com DESAFIOS que desenvolvam ações de intervenção na COMUNIDADE, com ideias e soluções originais, sustentáveis e promotoras de qualidade de vida.

Público-Alvo
Alunos do 1.º, 2.º e 3.º Ciclos do Ensino Básico, da rede pública ou privada, em território nacional e para as escolas dos países de língua oficial portuguesa.
Professores do 1º ciclo, em contexto letivo ou de enriquecimento curricular.
Professores de Expressão Plástica, Artes Visuais, Educação Visual, Educação Tecnológica e Desenho no âmbito das suas disciplinas, ou estes com professores de outras disciplinas curriculares integrados num projeto curricular.

Objetivos
DICA tem como objetivo o desenvolvimento de processos criativos em contexto escolar que promovam o pensamento crítico e criativo, o conhecimento, a valorização pelas aprendizagens interdisciplinares e a troca de experiências entre alunos, numa vasta diversidade de territórios educativos.
Caberá a cada equipa a identificação, desenvolvimento e execução de um projeto com vista a solucionar a questão de partida, mobilizando as várias etapas do processo artístico (pesquisa, investigação, criação e reflexão), assim como, processos e recursos tecnológicos que mobilizem a resolução de problemas (conceção, transformação, produção e avaliação) na realização de produções artísticas e tecnológicas.

Local & Duração
A 1ª edição do DICA decorre ao longo do ano letivo 2021/22, em qualquer instituição de ensino inscrita, da rede pública ou privada, em território nacional e para as escolas dos países de língua oficial portuguesa.

Visita as redes sociais DICA