Urbe

Olhão - Casa da Juventude / AE Dr. Francisco F. Lopes

  • Desafio: Comunidade
  • CriAtivos: 2º CEB e Ensino Secundário
  • Contexto: Curricular

No contexto específico da nossa Urbe, a intervenção CriAtividade® foi uma mais-valia porque…
Aproximou ainda mais professores, técnicos da autarquia e jovens.

O maior desafio na implementação do CriAtividade na nossa Urbe foi…
Encontrar o modelo que proporcionou que fosse possível a concretização desta atividade conjunta.

Há sempre o convite de envolver a comunidade alargada (ex.: EE, amigos, vizinhos, decisores locais, outras organizações). Acrescenta alguns detalhes pertinentes relacionados com esta extensão da ação.
Tendo em conta que o trabalho final irá ser apresentado no Auditório Municipal no âmbito do MOSTRA-TE- Mostra da Juventude de Olhão, será visionado por várias pessoas de diversas instituições, entidades e público em geral.

Os impactos na nossa Urbe, enquanto Comunidade de Aprendizagem, são…
Maior proximidade entre profissionais que trabalham com o mesmo público; novas ferramentas relacionadas com a resolução de problemas/desafios; maior empatia e espírito de grupo dentro da Tribo e na sua relação com os Mentores.

Através da implementação do CriAtividade®, os Mentores da nossa Urbe…
Envolveram a Comunidade (educativa e/ou alargada) no Processo Criativo, adquiriram conhecimentos úteis para a sua prática pedagógica, aplicaram metodologias centradas no aluno, aumentaram a sua motivação e autoconfiança, na sua prática pedagógica e desenvolveram competências pessoais, úteis à sua prática profissional, Tornaram-se mais criativos!

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos Mentores da nossa Urbe…
Maior abertura para ousar o novo/desconhecido.

Através da implementação do CriAtividade®, os CriAtivos da nossa Urbe desenvolveram
COLABORAÇÃO (trabalho de equipa, respeito, colaboração, em Tribo), CONHECIMENTO (acerca do Processo Criativo e dos temas conectados com o tipo de implementação), COMUNICAÇÃO (capacidades de comunicação, verbal e não-verbal, das suas ideias, reflexões, e resultados), CRIATIVIDADE (domínio de estratégias do processo criativo, com autonomia e aplicação transversal na sua vida pessoal e académica) e PENSAMENTO CRÍTICO (capacidade de avaliação fundamentada e tomada de decisão).

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos CriAtivos da nossa Urbe…
Maior confiança em apresentar ideias e em participar em desafios fora da caixa sem questionar previamente a utilidade/fim da atividade.

Outros aspetos relevantes acerca do CriAtividade®, na nossa Urbe.
A qualificação CriAtividade® teve uma estrutura diferente daquelas em que já tínhamos participado, na continuidade da que tínhamos efetuado no ano anterior.
Foi um processo de procura contínua, no sentido de tentar dar resposta ao que nos foi sendo solicitado.
A sensação de pertença, de que nada há de errado em criatividade, foi uma das mais valias destacadas por Mentores e CriAtivos.
Também a quantidade e qualidade de informações e ideias transmitidas durante a qualificação foi um dos pontos fortes referidos por todos.
Obrigada, Torrance Cente!

Testemunho de um dos Mentores

Já há algum tempo que procuro e tento aprender mais acerca da criatividade. As aprendizagens mais significativas que realizei no Programa CriAtividade® prendem-se com as novas ferramentas práticas de ajuda ao desenvolvimento da criatividade nos jovens. Brilhei sempre que me envolvi com os CriAtivos, pois dei-lhes o meu exemplo de vida e eles gostaram imenso.  Aplico as aprendizagens no meu dia-a-dia, nas conversas com o meu filho, com amigos e com jovens que se cruzam comigo. Também partilhei alguns aspetos do Programa CriAtividade® com colegas de trabalho que não estão a participar no mesmo. Os CriAtivos aprenderam a confiar mais na sua aprendizagem experiencial e percecionaram melhor a riqueza que é ter elementos diferentes de si na sua equipa. Apliquei as estratégias dos Estilos Criativos e a constituição de Tribos de acordo com esta divisão, do Brainstorming e da Matriz de Critérios de tomada de decisão. Implementei também o Instant Challenge “Lixorologista”. Os CriAtivos aprenderam conceitos como Pensamento Convergente e Pensamento Divergente, os diferentes Estilos Criativos, aprenderam a aplicar tabelas de tomada de decisão, com base em critérios. Aprenderam também a ouvir propostas diferentes das suas e a aceitar com mais tranquilidade expressar-se, mesmo sem ter certezas absolutas. Os meus CriAtivos brilharam na sua criatividade e originalidade. Precisam de melhorar a sua confiança no processo.  Ativamente, contei com o entusiasmo e participação dos restantes Mentores da minha Urbe, bem como com os meus colegas de trabalho com quem pude partilhar algumas aprendizagens e que me ajudaram na elaboração de alguns conteúdos. Esta minha Viagem no CriAtividade® teve o seu principal impacto na minha ligação aos jovens, uma vez que tivemos oportunidade de nos conhecermos um pouco melhor e isso fará, certamente, com que no futuro possam ter uma relação mais direta comigo. A criatividade faz parte de mim e adoro aprender a ajudar os mais jovens a explorarem esse recurso dentro de si mesmos.

Imagens da nossa Viagem

QUERES SABER

MAIS?

Programa CriAtividade® Época 2021 | 2022

O CriAtividade®: Problem Solvers em Ação é um programa que promove a aprendizagem e aplicação em contextos educativos, da metodologia Creative Problem Solving, através de Qualificação & Acompanhamento.

Deste modo impulsiona, nos profissionais de educação (professores, técnicos, educadores), uma jornada pela Educação transformadora: a nível pessoal/mindset e das metodologias pedagógicas.

Provoca, em todos os participantes, o desenvolvimento simultâneo e entrelaçado, dos 5 C’s, competências fundamentais para o sucesso no século XXI: Conhecimento, Colaboração, Criatividade, pensamento Crítico e Comunicação.
Reproduzir vídeo
Open chat
Precisas de ajuda? Fala connosco!
Equipa Torrance Center
Olá!
Em que podemos ajudar?