Urbe

Olhão - Associação Outsiders

  • Desafio: Comunidade
  • CriAtivos: Jovens dos 11 aos 15 anos
  • Contexto: Educação não formal

No contexto específico da nossa Urbe, a intervenção CriAtividade® foi uma mais-valia porque…
Permitiu refletir sobre problemáticas na nossa comunidade e contribuiu para o desenvolvimento de várias competências nos CriAtivos e também nos Mentores, ao partilharem ferramentas inovadoras na intervenção com jovens.

O maior desafio na implementação do CriAtividade® na nossa Urbe foi…
A aquisição dos materiais e tempo para a construção do Projeto Comunitário (Desafio Comunidade).

Há sempre o convite de envolver a comunidade alargada (ex.: EE, amigos, vizinhos, decisores locais, outras organizações). Acrescenta alguns detalhes pertinentes relacionados com esta extensão da ação.
Realizámos, ao longo do processo, conversas informais com os vizinhos e partilha de ideias com familiares e amigos.

Os impactos na nossa Urbe, enquanto Comunidade de Aprendizagem, são…
Maior trabalho em equipa; maior rapidez no encontro de várias soluções; partilha de ideias; utilização das competências adquiridas noutros contextos.

Através da implementação do CriAtividade®, os Mentores da nossa Urbe…
Envolveram a Comunidade (educativa e/ou alargada) no Processo Criativo, adquiriram conhecimentos úteis para a sua prática pedagógica, aplicaram metodologias centradas no aluno, aumentaram a sua motivação e autoconfiança, na sua prática pedagógica e desenvolveram competências pessoais, úteis à sua prática profissional.

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos Mentores da nossa Urbe…
Aquisição de novas ferramentas para o trabalho com os jovens.

Através da implementação do CriAtividade®, os CriAtivos da nossa Urbe desenvolveram:
COLABORAÇÃO (trabalho de equipa, respeito, colaboração, em Tribo), CONHECIMENTO (acerca do Processo Criativo e dos temas conectados com o tipo de implementação), COMUNICAÇÃO (capacidades de comunicação, verbal e não-verbal, das suas ideias, reflexões, e resultados), CRIATIVIDADE (domínio de estratégias do processo criativo, com autonomia e aplicação transversal na sua vida pessoal e académica) e PENSAMENTO CRÍTICO (capacidade de avaliação fundamentada e tomada de decisão).

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos CriAtivos da nossa Urbe…
Maior entreajuda e respeito pelo outro.

QUERES SABER

MAIS?

Programa CriAtividade® Época 2021 | 2022

O CriAtividade®: Problem Solvers em Ação é um programa que promove a aprendizagem e aplicação em contextos educativos, da metodologia Creative Problem Solving, através de Qualificação & Acompanhamento.

Deste modo impulsiona, nos profissionais de educação (professores, técnicos, educadores), uma jornada pela Educação transformadora: a nível pessoal/mindset e das metodologias pedagógicas.

Provoca, em todos os participantes, o desenvolvimento simultâneo e entrelaçado, dos 5 C’s, competências fundamentais para o sucesso no século XXI: Conhecimento, Colaboração, Criatividade, pensamento Crítico e Comunicação.
Play Video