Urbe

Olhão - AE Dr. Alberto Iria

  • Desafio: Comunidade
  • CriAtivos: 3º CEB
  • Contexto: Curricular

No contexto específico da nossa Urbe, a intervenção CriAtividade® foi uma mais-valia porque…
Conseguimos envolver os nossos CriAtivos no Desafio Comunidade, que estes assinalaram como sendo um assunto crucial e pertinente para a nossa localidade e com o qual os nossos CriAtivos se identificaram (Lixo Marinho patente na nossa Ria Formosa).

O maior desafio na implementação do CriAtividade na nossa Urbe foi…
A gestão de tempo, pois apenas tínhamos um tempo por semana para trabalhar com os nossos CriAtivos.

Há sempre o convite de envolver a comunidade alargada (ex.: EE, amigos, vizinhos, decisores locais, outras organizações). Acrescenta alguns detalhes pertinentes relacionados com esta extensão da ação.
Foram envolvidas entidades da comunidade, como a Câmara Municipal de Olhão; MOJU e o Europe Direct do Algarve.

Os impactos na nossa Urbe, enquanto Comunidade de Aprendizagem, são…
O Programa criou impacto nos participantes e na comunidade, ao criarmos uma Tapeçaria com o Lixo Marinho recolhido pelos nossos CriAtivos durante as nossas campanhas de Limpeza na Praia dos Cavacos; no Parque Natural da Ria Formosa e na Ilha da Armona.

Através da implementação do CriAtividade®, os Mentores da minha Urbe…
Envolveram a Comunidade (educativa e/ou alargada) no Processo Criativo, adquiriram conhecimentos úteis para a sua prática pedagógica, aplicaram metodologias centradas no aluno, aumentaram a sua motivação e autoconfiança, na sua prática pedagógica, desenvolveram competências pessoais, úteis à sua prática profissional e aumentaram a sua consciência Ambiental.

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos Mentores da nossa Urbe…
A nossa Urbe associou-se ao Projeto Lix’ARTE dinamizado pela Europe Direct do Algarve com a colaboração da MOJU. Os nossos CriAtivos trabalharam na elaboração de uma tapeçaria feita de Lixo Marinho recolhido pelos próprios e Mentores, durante Campanhas de Limpeza, de forma a transmitir uma mensagem, tanto à nossa Comunidade Escolar , como Comunidade Local, de que todos devemos fazer a nossa parte e Defender/Proteger a nossa Herança Natural e a nossa Biodiversidade tal como a conhecemos hoje em dia, para que as gerações futuras possam disfrutar da mesma.
Esta tapeçaria irá estar exposta primeiramente na nossa Escola, mas fará parte de uma Exposição conjunta itinerante de Junho a Dezembro, percorrendo diversos locais:
  • 9 – 15 Junho – Al-Bauhaus (Fábrica da Cerveja, Faro)
  • 15-30 junho – Portimão (Evento do PEuropeu)
  • Julho – Galeria Municipal (SBAlportel)
  • Agosto – CCVAlgarve (Ciência Viva no Verão ou FATACIL)
  • Setembro – Feira Dieta Mediterrânica (Tavira)
  • Outubro – CCDR Algarve (SEIVA 2022)

Nos meses de Novembro e Dezembro não estão ainda definidos os locais da mesma.

Através da implementação do CriAtividade®, os CriAtivos da nossa Urbe desenvolveram:
COLABORAÇÃO (trabalho de equipa, respeito, colaboração, em Tribo), CONHECIMENTO (acerca do Processo Criativo e dos temas conectados com o tipo de implementação), COMUNICAÇÃO (capacidades de comunicação, verbal e não-verbal, das suas ideias, reflexões, e resultados), CRIATIVIDADE (domínio de estratégias do processo criativo, com autonomia e aplicação transversal na sua vida pessoal e académica) e PENSAMENTO CRÍTICO (capacidade de avaliação fundamentada e tomada de decisão).

Ainda é de salientar que ocorreram os seguintes impactos positivos nos CriAtivos da nossa Urbe:
Pelo facto de os nossos CriAtivos terem que trabalhar em colaboração estreita, a fim de resolver os vários desafios que foram surgindo, trabalharam e desenvolveram as suas capacidades de Comunicação, Espírito Crítico e Capacidade de encontrar soluções.

Outros aspetos relevantes acerca do CriAtividade®, na nossa Urbe.
O CriAtividade, através do Desafio Comunidade na nossa Urbe, sem dúvida que despertou tanto nos Mentores, como nos CriAtivos o seu espírito cívico, perspetivando a nossa Comunidade Escolar como parte integrante da nossa Comunidade Local, levando os nossos CriAativos a assumirem o papel de Cidadãos Conscientes e Ativos. As atividades desenvolvidas promoveram nos nossos CriAtivos o desenvolvimento da criatividade, pensamento crítico, colaboração e comunicação, entre outras competências fulcrais para o sucesso no século XXI.

Testemunho de um dos Mentores

As aprendizagens mais significativas ao longo da implementação do Programa CriAtividade® estão relacionadas com a metodologia Creative Problem Solving, que promoveu o pensamento criativo e colaborativo entre os nossos CriAtivos, desenvolvendo o processo do seu pensamento divergente e convergente. A partir da identificação do problema que afeta a nossa comunidade, partimos da realidade que nos rodeia, para, então, encontrarmos soluções, a partir das ideias avançadas pelos CriAtivos, de forma a passar à ação. Os CriAtivos demonstraram espírito de comunidade e colaboração em nome de um bem maior, que, neste caso, se prende com a poluição da nossa Ria Formosa, que para além de ser fonte de sustento para muitas famílias, também é fonte de lazer da comunidade. A gestão do tempo tem sido o nosso maior constrangimento. As aprendizagens podem ser aplicadas em vários contextos da nossa vida, tanto profissional, como pessoal. As nossas aprendizagens passam pela área da preservação e conservação do nosso património natural, através de várias ações de limpeza implementadas e consequente reaproveitamento do lixo marinho recolhido para a elaboração de uma tapeçaria. Almejamos transmitir uma mensagem de alerta para a comunidade, focada na necessidade de preservação da nossa biodiversidade através da Arte. A aprendizagem mais significativa para os nossos CriAtivos está a ser a partilha de ideias e a envolvência na defesa do nosso património natural, pois é algo com o qual eles se identificam e faz parte das suas raízes culturais. A nossa Comissão CriAtividade® envolveu ativamente outros elementos da nossa comunidade, nomeadamente a Associação Movimento Juvenil em Olhão e a MOJU (que é constituída por um grupo de jovens que acreditam na importância da participação juvenil na sociedade), a Europe Direct do Algarve, o Centro de Ciência Viva do Algarve, a Comissão Faro 2027, para além de três professores da nossa Escola que semanalmente trabalham diretamente com os CriAtivos. Os CriAtivos têm demonstrado empenho nas tarefas propostas, demonstrando um grande apreço pela elaboração de uma peça de arte, que representará não só a turma, como a nossa Escola.

Imagens da nossa Viagem

QUERES SABER

MAIS?

Programa CriAtividade® Época 2021 | 2022

O CriAtividade®: Problem Solvers em Ação é um programa que promove a aprendizagem e aplicação em contextos educativos, da metodologia Creative Problem Solving, através de Qualificação & Acompanhamento.

Deste modo impulsiona, nos profissionais de educação (professores, técnicos, educadores), uma jornada pela Educação transformadora: a nível pessoal/mindset e das metodologias pedagógicas.

Provoca, em todos os participantes, o desenvolvimento simultâneo e entrelaçado, dos 5 C’s, competências fundamentais para o sucesso no século XXI: Conhecimento, Colaboração, Criatividade, pensamento Crítico e Comunicação.
Reproduzir vídeo
Open chat
Precisas de ajuda? Fala connosco!
Equipa Torrance Center
Olá!
Em que podemos ajudar?