Equipa Pedagogica

O Torrance Center® Portugal conta com diversos elementos na sua equipa pedagógica, variando em grau de qualificação e tipo de ação que desenvolvem: Embaixadores CriAtividade®, Mentores CriAtividade® e Formadores Torrance Test of Creative Thinking.

Os Embaixadores CriAtividade® são uma equipa pedagógica da Torrance Center Portugal, responsável por acompanhar os Mentores no seu processo formativo.

Cada Embaixador dinamiza espaços colaborativos de Qualificação (presenciais e/ou à distância) onde, conjuntamente com os Mentores, asseguram:

  • transferência dos conceitos e estratégias ensinadas, para os contextos de aplicação.
  • reflexão sobre a  qualidade das intervenções.
  • (re)construção dos instrumentos e estratégias de trabalho.
  • aprofundamento dos conhecimentos científicos e pedagógicos.
  • desenvolvimento da interação e colaboração entre os membros da Comunidade Torrance Center.

A implementação do CriAtividade® envolve a dinamização de sessões com jovens, por um Mentor. Caso tenha o Perfil adequado e tenha realizado a Qualificação, será considerado Mentor CriAtividade® Certificado.

Conhece abaixo todos os elementos certificados, de cada um dos grupos,  subdivididos por níveis de proficiência.

Padrinhos

Embaixador

A minha ligação ao Torrance Center já tem mais de uma década e deve-se ao interesse que sempre tive em desenvolver, em mim e nos outros, competências relacionadas com a resolução de problemas. Comecei por fazer as formações e ser mentor Torrance e hoje sou embaixador. Tem sido sempre muito gratificante ver como as pessoas se podem abrir a novas perspetivas e, juntas, surpreenderem-se com novas interpretações da realidade. Acompanhar e facilitar estes processos é o que me continua hoje a motivar.

Sidónio Geraldes – Engenheiro, Professor e Formador.

Padrinhos
Mentor

Sou Mentor do CriAtividade® Problem Solvers em Ação porque valorizo muito as suas qualidades e a sua credibilidade científica, e porque verifico que a abordagem  fomenta a construção de um modelo de Escola promotora da igualdade de oportunidades, da coesão social e da inovação educativa. Devia ser disseminado por todo o território. Motiva-me também muito este modelo de trabalho colaborativo e em rede, o facto de poder estar rodeado de pessoas altamente motivadas, com quem vou partilhando este percurso.

César Israel Paulo – Membro da Direção da APECV – Associação de Professores de Expressão e Comunicação Visual.