Pelo valor incalculável do Prof. Elias Paul Torrance, pelas relações científicas que mantemos com o centro de investigação com o seu nome, da Universidade de Georgia (E. U. A.), foi-nos clara a honra de ser convidados a representar estes legados em Portugal.


porque o Torrence Center

E. Paul Torrance 1915 – 2003

“Paul Torrance direcionou grande parte da sua energia, ao longo da sua vida, para melhorar o reconhecimento, a aceitação e o desenvolvimento da personalidade criativa nos domínios da educação e do trabalho. O mundo tornou-se um lugar muito mais pobre com o seu desaparecimento. Faz-nos falta o seu incansável esforço, o seu entusiasmo pessoal, a autenticidade e devoção à humanidade. Já tenho saudades da sua presença, e eu sei que os milhares cujas vidas ele tocou direta e indiretamente devem ter a mesma sensação de vazio”. Richard Olenchak – Professor, psicólogo, diretor da University of Houston’s Urban Talent Research Institute e Presidente da National Association for Gifted Children.
Porque desenvolveu o TTCT-Torrance Test of Creative Thinking, a bateria de testes para identificação do potencial criativo mais conhecida e amplamente utilizada, criou o Future Problem Solving Program e desenvolveu o Incubation Model of Teaching. Escreveu igualmente dezenas de livros e publicou mais de 2.000 artigos sobre a criatividade no decurso da sua carreira, tornando-se uma das figuras mais ilustres pertencentes à história da criatividade.”