TTCT ® Torrance Tests of Creative Thinking

TORRANCE TESTS OF CREATIVE THINKING® é o instrumento utilizado internacionalmente, para a identificação de talentos criativos.

Torrance Tests of Creative Thinking®

E. Paul Torrance dedicou-se à temática da criatividade de 1930 a 2013, em diversos contextos, desde professor de jovens desafiadores, à formação de pilotos da Air Force.

Ao longo do seu trabalho constatou que, desenvolver a criatividade pressupunha a sua identificação, isto para que pudesse, por um lado, orientar a intervenção e, por outro, clarificar os resultados dos seus trabalhos de desenvolvimento.

Seguindo este intuito criou tarefas que permitissem medir as capacidades do pensamento criativo, desenvolvendo a bateria de testes, denominada TTCT®.

O Torrance Tests of Creative Thinking é o instrumento de identificação de competências criativas com maior destaque mundial.

Estes estão traduzidos em mais de 35 idiomas, padronizado para vários países, inclusive em Português.

Os testes são compostos por baterias de provas verbais e figurativas.

Distinguem-se dos restantes testes mais tradicionais, pela sua multiplicidade de respostas.

Desde modo, nunca existe uma única resposta correta.

O TTCT® foi desenvolvido através de atividades simples procurando que a sua realização envolva estruturas complexas de pensamento.

Ao ser examinado o produto final ficarão patentes várias qualidades de pensamento caracterizadoras dos processos criativos.

Torrance Tests